segunda-feira, 3 de junho de 2013

Os santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares, das marchas, da sardinha assada. É o mês das ruas enfeitadas, das fogueiras, dos manjericos.
 
Há uns anos, em Faro (e não só) ainda era habitual vermos as ruas enfeitadas. Era um festival de cores, com as flores, as bolas de papel coloridas por cima de nós a cobrir por inteiro a rua. A balouçarem ao vento, num corrupio agradável, a fazerem um bonito efeito quer visual quer sonoro. Depois eram fogueiras, o cheiro a alecrim, os bailaricos, uma confraternização agradável entre novos e velhos, conhecidos e desconhecidos. Agora isso já se perdeu um pouco. A magia dos Santos Populares está restringida a uma ou duas festinhas na cidade - falarei delas mais tarde.
 
Se bem que, nas cidades mais pequenas, vilas e aldeias do nosso algarve (e no restante Portugal) esta magia ainda reina de uma forma que nos faz lembrar os "tempos antigos". Às vezes parece que, em certos sítios, todos os motivos são bons para fazer uma festa e, algumas tornam-se verdadeiras obras primas. O nosso Algarve tem tanta coisa boa e, uma delas é a paixão com que se dedicam, ainda, a certas festividades. Neste caso, o enfeitar das ruas, a animação local, o convívio que se vive é simplesmente espetacular. Coisas simples, mas que enchem de orgulho os seus habitantes e, têm razões para isso.
 
Nos próximos dias irei falar um pouco sobre algumas dessas festinhas. Não conseguirei falar de todas as que gostaria ou que merecem ser faladas. Certamente haverão muitas mais que eu não conheço. Mas, fico à espera do vosso feedback. Se souberem de algumas, digam-me. Terei todo o gosto em falar delas aqui. E, se não tiver tempo para escrever sobre todas, decerto que ficarão na gaveta, não esquecidas, mas guardadas para o próximo ano. Para relembrar a todos de mais umas coisinhas, daquelas boas e agradáveis que se vão fazendo por cá.
 
                                          Foto retirada de http://fadocanto.blogspot.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário