quarta-feira, 10 de julho de 2013

Janela para Salir do Tempo

É já este fim de semana (13 e 14 de Julho) que ocorre mais uma edição do Salir do Tempo - Festival de Artes Medievais.
 
A vila de Salir - no interior de Loulé -  regressa mais uma vez, no tempo até meados do séc. XIII, até ao período da Reconquista, quando a transição do domínio muçulmano para o cristão deu origem às mais variadas demonstrações de força.
 
Nesta recriação do passado, podemos ver espetáculos circenses e cénicos, teatro, torneios de armas e artes medievais, animação itinerante, grupos de dança medieval, encantadores de serpentes, dança do ventre, malabarismo, entre tantas outras coisas a descobrir.
 
As portas do Salir do tempo abrem às 16:00h e no sábado encerram com um espetáculo de malabares de fogo sobre a lenda da moura Aben-Fabilla - ainda hoje se acredita que, em algumas noites, a moura encantada aparece no Castelo de Salir. Já no domingo, após mais um dia de recriações históricas e espetáculos vários, haverá a partir das 21:00h o momento em que El-Rei D. Afonso III concede a carta de foral a todos os mouros forros do reino de Garb. Tal ato será celebrado com danças e folias, com saltimbancos e menestréis. O dia encerra com o espetáculo de malabares de fogo - "O guardião do Tesouro".
 
A gastronomia também é recriada, sendo os alimentos servidos em tábuas de madeira e louça da época, acompanhados com bebidas servidas nas tradicionais canecas de barro.
 
Aliado a todo este espetáculo, haverão também bancas com artesanato, bijuteria, candeeiros, tenda de chá e a tradicional tatuadora de henna, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário