domingo, 31 de março de 2013

Janela para o Teatro: Preocupo-me logo Existo


Aqui deixo mais uma Janela sobre Teatro, aqui na nossa cidade. Com um grande ator, Diogo Infante, no Auditório Pedro Ruivo (Conservatório Regional do Algarve), no próximo dia 05 de Abril 2013.





Ao longo de 1h15, Diogo Infante vai-se metamorfoseando em 8 personagens distintas, que podemos encontrar atualmente em muitas cidades ocidentais, apresentadas de forma caleidoscópica num confronto direto com o público, onde tabus e o absurdo de uma certa modernidade são expostos.
A universalidade do discurso e dos paradigmas que representa torna os textos de Bogosian profundamente atuais e pertinentes.
A apatia generalizada, a ausência e/ou a contradição dos discursos, a ganância, a violência, o sexo, as drogas, a religião, a banalidade do quotidiano, e a procura de sentidos para a vida, são temas visados pelas suas personagens.
Todas usam o artifício do discurso direto para desabafar as suas frustrações e o público pode facilmente reconhecê-las ou identificar-se com elas.
(Texto retirado da página da Fundação Pedro Ruivo  http://www.fundacaopedroruivo.com )


Diogo Infante nasceu a 28 de Maio de 1967 e cresceu no Algarve. Iniciou a sua vida profissional como guia interprete, mas os seus estudos passaram pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e tem estado sempre nestas andanças. Como ator de teatro e cinema, encenador, participação em várias séries e novelas na televisão, como apresentador, passando por diretor do Teatro Maria Matos e posteriormente do Teatro D. Maria II. Já ganhou vários prémios, quer em cinema quer em teatro, salientando a nível internacional o Prémio das Nações Unidas em 1995.


Janela para o Teatro: O Deus da Matança

Ontem - 30/03/2013 - fui ver a peça "O Deus da Matança" produzido pela ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve - no Teatro Lethes em Faro. Esta é uma peça de Yasmina Reza e essencialmente retrata uma "conversa" entre 2 casais que, à partida, encontravam-se para discutir um incidente entre os seus filhos. Mas a conversa termina de maneira muito inesperada e muito pouco civilizada, entre pequenas/grandes coisas que poderiam facilmente acontecer a muitos de nós. Temos, à mistura, humor, drama, critica social, em mais um grande desempenho dos atores Bruno Martins, Elisabete Martins, Mário Spencer e Tânia Silva.
 
Infelizmente só agora consegui publicar este evento, pois a peça termina hoje. Mas fica aqui a minha opinião e, caso a peça volte à cena, saibam que é cerca de uma hora e meia muito bem passada, com excelentes desempenhos, risos e momentos que nos fazem pensar.


 

Janela para o Cinema: smurfs 2

Hoje fui almoçar com uns amigos e o meu amiguinho JP, o mais pequeno da família, que é fã de cinema quis também publicar uma janela de cinema. Fica aqui o seu comentário ao filme Smurfs 2 que será lançado este ano, em 3D.

Escondida na floresta existe uma vila cheia dos nossos bonequinhos azuis os Smurfs (os pequeninos estrunfes) mas perto da vila existe um velho amiguinho dos Smurfs o Gargamel. Enfim, vive esta nova aventura com Smufs!




Sinopse e detalhes 
 Gargamel (Hank Azaria) está, mais uma vez, atrás da essência dos protagonistas. Para atingir seu objetivo, ele cria os Naughties, seres pequeninos que são uma espécie de versão malvada dos Smurfs. Os heróis precisarão contar com a ajuda dos amigos humanos para salvar a Smurfette das garras dos inimigos.


Depois do sucesso do filme "Os Smurfs" de 2011, o segundo filme traz novamente Raja Gosnell na direção, além dos produtores Jordan Kerner e Ezra Swerdlow. Todos os atores do primeiro filme também estão de volta - Neil Patrick, Jayma Mays, Hank Azaria, Katy Perry, Jonathan Winters, Alan Cumming, Fred Armisen e George Lopez. Este conta ainda com novas estrelas como Christina Ricci e JB Smoove.

 
Os Smurfs que inicialmente (no meu tempo) se chamavam Estrunfes (ou Schtroumpfs, em belga) fazem este ano 55 anos. Estes foram criados pelo desenhista de quadradinhos belga Peyo Culliford em 1958. No ano 1981 a NBC lançou o desenho animado com os personagens, produzindo 421 episódios e ganhando vários Emmy's.
 
Acabo a minha janela de cinema com uma pequena história minha, pois eu tenho um carinho especial pelos Estrunfes... andava eu na escola primária (há alguns, não muitos claro, mas alguns anos atrás) o meu primeiro namorado ofereceu-me um Estrunfe, que eu guardava religiosamente. Hoje já não sei onde ele anda e os meninos de agora já têm coisas mais giras para oferecer às namoradas. Mas como podemos ver, continuam a gostar tanto dos nossos amiguinhos azuis como nós, na nossa infância.
 

 

Borlas??? - Concerto Daniela Mercury



Celebrando a sua amizade com Portugal, Daniela Mercury dará 2 concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto nos dia 5 e 6 de Abril de 2013 respetivamente, onde terá alguns convidados da música portuguesa.
 
Para ganhar bilhetes para estes Concertos, estão em vigor alguns passatempos:
 
Na Dica da Semana - revista do LIDL - podemos ganhar bilhetes duplos para o concerto do dia 5 em Lisboa.       Como?      Ligando 760 10 44 00      de 100 em 100 chamadas oferecem bilhetes duplos (válido de 25 a 31 de Março)
 
O Sapo Música oferece 5 convites duplos para os 2 dias. Para concorrer deverão ir ao Sapo Música e responder uma perguntinha muito simples e deixar os vossos dados pessoais. Deverão ainda tomar atenção às regras divulgadas no site.  Atenção que o  passatempo termina a 3 de Abril.

Janela para a Música: Concerto Jorge Palma em Faro

Como boa algarvia, não poderia deixar de divulgar o que por cá se vai passando a nível cultural. É com muito prazer que o primeiro evento cultural que destaco na minha cidade - Faro - é o concerto de Jorge Palma. Dia 12 de Abril às 21.30h no Teatro das Figuras, Jorge Palma está connosco para um espetáculo acústico e intimista, acompanhado pelo seu filho, Vicente Palma. Esta digressão por Portugal, criada para ambientes de interatividade e intimismo com o público, promete revisitar temas que todos conhecemos.
 
Eu, como muitos possivelmente, começámos a ouvir Jorge Palma com o célebre "Deixa-me rir" um grande êxito do álbum de 1985 "O lado errado da noite". Foi, no entanto, anos mais tarde que comecei a conhecer outras músicas e a ter este cantor/contador de estórias em grande conta. Músicas como Frágil, Dá-me Lume, Só, A canção de Lisboa, entre outras, ainda hoje fazem parte das grandes músicas portuguesas, aquelas intemporais, que gostamos sempre de ouvir e lembrar.
 
Com o lançamento de Vôo Nocturno em 2007, voltei a render-me à música de Jorge Palma, com a canção "Encosta-te a mim". Na minha opinião, uma das mais bonitas de sempre do cantor.
 
Foi precisamente com este álbum que Jorge Palma ganhou o Globo de Ouro da SIC em 2008, como Melhor Interprete Individual. E quem não se lembra desse prémio? Bastante alcoolizado, ainda teve o "azar" do prémio lhe ter sido entregue por Herman José e acabou o seu discurso no chão a ser arrastado do palco por Herman.
 
Voltou a ganhar outro Globo de Ouro da SIC em 2012, também como Melhor Interprete Individual de Música, com "Com Todo o Respeito". Aqui começou logo por dizer: "Não tá ai o Herman, não?". O seu discurso pouco se percebia, tal era o efeito da buba, mas só posso dizer que o tornou muito mais divertido.
 
Assim é Jorge Palma, já todos o conhecemos... Um artista polémico, mas gostem dele (da sua pessoa) ou não, ninguém fica indiferente à sua música. Um dos mais talentosos e carismáticos cantores portugueses que une gente diferente, de várias idades, que apesar de toda a polémica merece o nosso reconhecimento e respeito.
 
Acabo com uma frase da música "Meu caro Jorge" que cantou com João Pedro Pais no concerto no Coliseu do Porto em 2009: "Nunca deixes de ser como és / Se estiveres atento à tua magia / Tens o Mundo a teus pés".
 
Como não podia deixar de ser, deixo aqui 2 músicas:
 
"Encosta-te a Mim" 

 
"A canção de Lisboa" com João Pedro Pais no concerto do Coliseu do Porto em 2009

sexta-feira, 29 de março de 2013

Janela para os Livros: Amor Monstro


Simplesmente delicioso este livro. A história, as ilustrações, encantadoras palavras que falam de amor, de um Amor Monstro.

Este é um livro para crianças, mas como me aconselhou o meu “Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, eu tento não deixar morrer a criança dentro de mim e, como tal este livro conquistou-me. Acho que não deixa ninguém indiferente e de certeza que ao terminar, toda a gente tem um sorriso nos lábios e um brilho no olhar e se apaixona pelo ternurento monstrinho que nos mostra que, quando menos esperamos, podemos encontrar alguém que nos ame.

Título Original: Love Monster 

Autora: Rachel Bright
Páginas: 32 
Coleção: Diversos Infantis Juvenis Nº 135
Tradução: Editorial Presença 


Sinopse: Toda a gente adora coisas fofinhas e ternurentas, coisas como gatinhos, cachorrinhos e coelhinhos. Mas ninguém adora um monstro ligeiramente peludo e com olhos esbugalhados... pois não?

Amor Monstro é uma história muito ternurenta, de derreter o coração, sobre como às vezes, quando menos esperamos, o amor nos encontra.





Janela para o Cinema: série a Biblia

A Primavera já chegou, mas a chuva teima em não partir. Temos pela frente mais um fim de semana prolongado regado com muita chuvinha. Um convite ao ócio, que pode ser sinónimo de tantas coisas: sofá a curtir a TV, cinema, passear (com chuva também sabe bem), aproveitar os espetáculos por esse pais, entre tantas outras coisas que a nossa imaginação permite....

Para este fim de semana seleciono uma excelente série para ver em casa, na TV no fim de semana de Páscoa: A Bíblia, com Diogo Morgado no papel principal. A série que foi produzida para o canal História vai passar este fim de semana na SIC. A produção ficou a cargo de Mark Burnett e sua mulher Roma Downey e contou com a colaboração de teólogos e investigadores. A série tem sido um fenómeno de audiências nos Estados Unidos, que já foi vista por milhões de pessoas e em Espanha onde já foi considerado o programa mais visto do ano.

                                   

Vai ser uma maratona, já que a série de dez horas,vai ser totalmente exibida em duas tardes - sábado e domingo, mas vai com certeza valer a pena. Além do cariz religioso e histórico temos um ator português, não só a fazer muito bem o seu papel, como a deixar orgulhosos os portugueses por estar a fazer tamanho sucesso fora do nosso país.

Como não podia de ser existem também várias criticas, não fosse este um tema bastante polémico. Há quem critique a série de episódios evidenciados, que o retrato da vida de Jesus não é fidedigno, o excesso de efeitos visuais entre outros. Mas há uma critica que achei realmente fabulosa. Existe uma ameaça de boicote à série nos Estados Unidos porque.... imagine-se.... na série a personagem de Satã é parecido a Barack Obama. Satã é interpretado pelo ator marroquino Mohamen Mehdi Ouazanni e parece que as semelhanças físicas com o presidente dos Estados Unidos é notória. Ao que parece a "polémica" ganhou ainda mais força após um conhecido apresentador de televisão e personalidade dos mídia, Glenn Beck ter escrito no Twitter "O Satã parece EXATAMENTE igual a Obama? Sim!" Mas de seguida, redimindo-se o apresentador que admite ser fã da série aconselha "Não percam!".

EUA: Série bíblica com Diogo Morgado ameaçada de boicote por causa de … Obama

Pode ver aqui o Trailer da série A BIBLIA