domingo, 31 de março de 2013

Janela para a Música: Concerto Jorge Palma em Faro

Como boa algarvia, não poderia deixar de divulgar o que por cá se vai passando a nível cultural. É com muito prazer que o primeiro evento cultural que destaco na minha cidade - Faro - é o concerto de Jorge Palma. Dia 12 de Abril às 21.30h no Teatro das Figuras, Jorge Palma está connosco para um espetáculo acústico e intimista, acompanhado pelo seu filho, Vicente Palma. Esta digressão por Portugal, criada para ambientes de interatividade e intimismo com o público, promete revisitar temas que todos conhecemos.
 
Eu, como muitos possivelmente, começámos a ouvir Jorge Palma com o célebre "Deixa-me rir" um grande êxito do álbum de 1985 "O lado errado da noite". Foi, no entanto, anos mais tarde que comecei a conhecer outras músicas e a ter este cantor/contador de estórias em grande conta. Músicas como Frágil, Dá-me Lume, Só, A canção de Lisboa, entre outras, ainda hoje fazem parte das grandes músicas portuguesas, aquelas intemporais, que gostamos sempre de ouvir e lembrar.
 
Com o lançamento de Vôo Nocturno em 2007, voltei a render-me à música de Jorge Palma, com a canção "Encosta-te a mim". Na minha opinião, uma das mais bonitas de sempre do cantor.
 
Foi precisamente com este álbum que Jorge Palma ganhou o Globo de Ouro da SIC em 2008, como Melhor Interprete Individual. E quem não se lembra desse prémio? Bastante alcoolizado, ainda teve o "azar" do prémio lhe ter sido entregue por Herman José e acabou o seu discurso no chão a ser arrastado do palco por Herman.
 
Voltou a ganhar outro Globo de Ouro da SIC em 2012, também como Melhor Interprete Individual de Música, com "Com Todo o Respeito". Aqui começou logo por dizer: "Não tá ai o Herman, não?". O seu discurso pouco se percebia, tal era o efeito da buba, mas só posso dizer que o tornou muito mais divertido.
 
Assim é Jorge Palma, já todos o conhecemos... Um artista polémico, mas gostem dele (da sua pessoa) ou não, ninguém fica indiferente à sua música. Um dos mais talentosos e carismáticos cantores portugueses que une gente diferente, de várias idades, que apesar de toda a polémica merece o nosso reconhecimento e respeito.
 
Acabo com uma frase da música "Meu caro Jorge" que cantou com João Pedro Pais no concerto no Coliseu do Porto em 2009: "Nunca deixes de ser como és / Se estiveres atento à tua magia / Tens o Mundo a teus pés".
 
Como não podia deixar de ser, deixo aqui 2 músicas:
 
"Encosta-te a Mim" 

 
"A canção de Lisboa" com João Pedro Pais no concerto do Coliseu do Porto em 2009

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post. Algumas curiosidades sobre o artista. Bastante informativo e a opinião bem expressada. Bjs

    ResponderEliminar