Ter uma chinchila não é naaaaaaaaaada fácil!!!!
Agora comeu o arame que segurava o bebedouro à gaiola.
1ª preocupação: será que lhe faz mal? Será que não lhe fura nenhum orgão interno?
2ª preocupação: como é que vou pendurar o bebedouro de novo? Arame, está fora de questão, claro....
Já há o encantador de cães. Será que não há por ai, nenhum encantador de chinchilas?
À volta desta janela a cidade é uma perfeita roda gigante, de feiras, teatro, cinema, amigos, viagens, sonhos…. Os sons e cores da cidade! Estes vão alimentando a cidade do lado de fora, que vive, que nos acolhe.
terça-feira, 30 de abril de 2013
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Primeiros dias da Maggie cá em casa
Quando a Maggie veio cá para casa ainda não tinha a sua própria casinha. Elas precisam de uma gaiola grande para poderem brincar, correr, saltar... Como tal, resolvi a questão de uma forma muito prática e boa.... achava eu.
Retirei todas as coisas da casa de banho e decidi deixá-la lá. Tem muito espaço para poder correr, é um espaço pequeno e ela não poderia fazer estragos.
Na manhã seguinte, a primeira coisa que fiz foi ver como é que ela estava. Será que tinha estranhado muito esta casa improvisada? Maggie.... Maggie.... não a encontrava em lado nenhum. Quer dizer, a casa de banho é pequena, estava vazia... onde é que ela estava? Fiquei aflita! Nada de Maggie, em lado nenhum...
Pois, agora já sei, mas na altura não me passava pela cabeça. Os roedores são mais ativos à noite e durante o dia gostam de ficar "escondidos" em espaços pequenos. O único sitio que ela encontrou foi a parte de baixo do bidé que eu, até este dia, não fazia a mínima ideia que possuía um buraco lá em baixo, junto ao cano.
Fora o susto, a coisa não tinha corrido mal. Decidi que poderia lá ficar até a gaiola chegar.
No dia seguinte, quando me sentiu a entrar, foi logo esconder-se no seu esconderijo preferido: a parte de baixo do bidé. Só que desta vez, eu ouvi um som. Qualquer coisa como, se estivesse a roer.... a roer.... ela estava a roer o cano do bidé!
Isto de ter um animal de estimação e, ainda por cima um roedor tem mais que se lhe diga. Felizmente a gaiola já chegou e ela anda feliz da vida na sua nova casa, com brinquedos novos e nada de canos, bidés e afins.
domingo, 28 de abril de 2013
Obrigado....
Faz amanhã, precisamente um mês, que me aventurei nestas andanças de escrever um blog. Vi agora que ultrapassei as mil visitas durante este tempo. Para alguns isto pode não ser nada mas para mim, isto é muito.
Comecei a escrever por mim. Eterna insatisfeita, procuro sempre algo mais. Queria escrever, partilhar, mas não sabia bem o quê. Quando decidi escrever sobre eventos culturais, coisas que se passassem na minha cidade, na minha terrinha, houve quem me incentivasse e houve quem me dissesse que isso não interessava a ninguém, que ninguém iria ler. É verdade que não me fiquei só pelos eventos culturais de Faro. O "bichinho" de que falam os "bloggers" também me agarrou e a janela que dá para a cidade, passou a ser a minha janela. De mim para o mundo, para quem quisesse partilhar comigo estas pequenas andanças.
À medida que vejo o número de visitas aumentarem, apercebo-me de que não escrevo só para mim. Uma ou outra coisa podem interessar a alguém também. Pessoas, mais próximas, mais distantes, cruzam-se no nosso caminho de tantas maneiras.... esta é só mais uma delas. Essas pessoas acabam por habitar os nossos dias e, com elas e para elas, gosto de passar algum do meu tempo a escrever neste blog.
A todos os que têm visitado esta janela, o meu muito obrigado. Espero poder estar a contribuir de algum modo para que conheçamos e saibamos o que se passa por Faro. Se quiserem deixar ideias, sugestões, saber mais sobre algum evento, deixem comentários. Gostava que esta fosse também a vossa janela.
"Por mais simples que seja,
um riso autêntico inscreve
um agradecimento aos nossos olhos"
Marcel Franco
Janela para a Música: Dia Mundial da Dança
O Dia da Dança é celebrado amanhã - dia 29 de Abril. Esta data foi criada pelo Comité Internacional da Dança (CID) da Unesco e tem por base o dia de nascimento de um dos grandes nomes mundiais da dança - Jean-Georges Noverre.
Esta é uma arte universal, uma linguagem entendida em todo o mundo, independentemente do seu estilo. E, independentemente das barreiras étnicas, culturais, sociais, politicas, é através da expressão corporal, que é a dança, que se conseguem transmitir ideias, pontos de vista, a liberdade de expressão, ideais.
Por todo o pais, vão surgir espetáculos de vários estilos de dança, workshops, eventos sobre este tema.
Faro também não é exceção. O Teatro Municipal terá um espetáculo de musica contemporânea ROCCO "A Dark Full Ride" onde os bailarinos dão lugar a lutadores de boxe e os lutadores em bailarinos. Num ringue de boxe, podemos assistir a um "combate" onde se irão mostrar golpes espetaculares aliados a virtuosas táticas. Um espetáculo de dança onde se irão mostrar os extremos físicos e psicológicos e a virtuosidade e inteligência do boxe e do corpo que dança.
Já no Teatro Lethes, os alunos de dança deste teatro, orientados pela professora Filipa Rodriguez, convidam os alunos das escolas ou quem quiser aparecer, para uma visita ao teatro. "Olha! O Teatro está a Dançar" é uma oportunidade para ficarem a conhecer um pouco melhor o que se passa por detrás do pano e claro, ficarem a conhecer melhor a belíssima sala de espetáculos do Teatro Lethes.
O meu 25 de Abril
Feriado de 25 de Abril (um daqueles que ainda temos o privilégio de poder gozar): perante o discurso do nosso Presidente da República, o melhor mesmo é aproveitar o sol, tentarmos esquecer que estamos a ser esquecidos pelos nossos governantes e tentar aproveitar o melhor possível o dia.
Não esquecendo o significado da data, decidi dar descanso à Grândola Vila Morena, que tem andado muito pelas bocas do povo ultimamente e, decidi que eu própria precisava de descanso.
Dia de muito sol, aqui pelo Algarve e o marzão ali na nossa frente convidava a banhos. O melhor é mesmo, aproveitar a praia, pois parece que o frio em breve está de volta - acho que até o S. Pedro anda um bocado baralhado....
Paisagem de parte do meu dia
Final do dia, com um petisco que já apetecia. Chega esta altura do ano e nada melhor que uma esplanada, um bom prato de caracóis e uma imperial bem fresquinha. Devem haver poucos algarvios que não gostem e muitos, do resto do país, já se renderam a este delicioso petisco.
Um fim de tarde descontraído, para um dia que era bom que tivesse andado a "passo de caracol", mas a boa companhia, a conversa "jogada fora", o bom humor, ajudaram a que fosse um 25 de Abril que nos proporcionou um bom sabor a liberdade e que, pelo menos por um dia, nos esquecêssemos das troikas, crises, austeridade e demais....
sábado, 27 de abril de 2013
O novo membro cá de casa
Hoje venho apresentar o novo membro da família. A Maggie (já teve vários nomes, mas acho que este é para ficar) é a mais recente amiguinha cá de casa. Veio para cá esta semana e foi uma aventura encontra-la. Acabou por vir de mais longe do que eu pensava, mas foi amor à primeira vista. A primeira vez que a agarrei, já não a larguei... ok... era difícil, tenho que ser sincera. Ela não para quieta e agarrou-se de tal modo a mim, que as unhitas ficaram marcadas no meu pescoço. Pois é, não parece uma boa maneira de começar uma relação, não é? Um pouco violenta, com marcas no corpo e tudo... Mas ela é um amor e acho que vai ser daquelas relações que, sabemos à partida: têm tudo para dar certo.
É uma bolinha de pelo, do mais macio que há. É uma meiguice, um doce. Tenho lido algumas coisas sobre chinchilas mas não sabia que emitem sons. Então quando ela começou a "falar" foi um espetáculo. Eu não fazia ideia como era, sequer que o fazia e, foi uma experiência muito engraçada. Depois descobri que aquele tipo de sons representam medo ou irritação.... pois, parece que a relação, afinal, continua a não ser das melhores.... Temos que continuar a trabalhar nisto!
Os chinchilas são originários dos Andes, na América do Sul e só desde os anos 50/60 se tornaram animais de estimação - inicialmente eram caçados por causa do seu pelo. Este é muito suave e denso. De tal modo que não possuem parasitas, pois os mesmos não conseguem chegar à sua pele. Por esse motivo, também não podem ser molhados e o seu banho é efetuado numa banheira muito especial, onde eles rebolam numa espécie de areia, tornando o seu pelo muito brilhante e sedoso. São os roedores mais inteligentes que há e muito sociáveis. Tudo isto aliado à ternura que transmitem, fizeram com que me apaixonasse por eles.
Agora ainda tenho muito a descobrir e aprender com ela. Esperar pacientemente que esta relação funcione. Sei que têm que haver cedências das duas partes.... mas estou preparada para isso. Agora a questão é.... será que ela também?
quarta-feira, 24 de abril de 2013
Sapatos.... e não só
Como qualquer mulher, gosto muito de sapatos. Afinal, quem não gosta? Há uma marca que gosto muito, pois além de um design que eu gosto, são de um conforto extraordinário. Fui então visitar o site das Cubanas e agora, fiquei a gostar ainda mais da marca....
Já viram a foto. Já perceberam o porquê, não é? .... Esta é a foto de apresentação das Cubanas.... uma marca com belos sapatos.... e não só!
Gostava de saber, quem após ler este post, não vai ao site visitar... a nova coleção de sapatos, claro! :)
Foto retirada do site de Cubanas Shoes
terça-feira, 23 de abril de 2013
Janela para os livros
Hoje é o Dia Mundial do Livro e, claro que não podia deixar passar a data sem fazer essa referência. Este é comemorado desde 1996 e, pelo que sei, trata-se de uma data simbólica, pois é próxima da data de falecimento de duas grandes figuras da literatura, Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
Queria deixar referência a um livro, um escritor, mas um que me dissesse algo. São vários, confesso, mas gostava que fosse português. Foi então que me lembrei de uma autora que gosto muito, pela qual eu tenho um carinho especial e que, sim, merece a minha admiração e referência neste dia: Rosa Lobato de Faria.
Faleceu à relativamente pouco tempo (2010), mas deixou obras, livros que, caso ainda não tenham lido, experimentem. A sua escrita é muito agradável, real, chamativa, clara, que nos faz entrar na história e parecer que fazemos parte dela. Escrevia sobre o amor, a família, comédia, sobre a vida. Mas, são os seus poemas que me apaixonam.
A Gaveta de Baixo, com ilustrações em aguarela é um livro lindíssimo. Mas o livro que quero fazer referência hoje, é um dos meus mais velhinhos livros. Velhos, não pelo tempo, mas pelo uso. De tanto andar para cá e para lá, de andar de mão em mão, ser lido e relido - Os Poemas Escolhidos e Dispersos.
E é um desses poemas que aqui deixo. Um dos meus favoritos, no meio de tantos favoritos, de tantos que me fazem sonhar e querer pertencer, ser, sentir, aquilo que é descrito:
Quem me quiser
Quem me quiser há-de saber as conchas
a cantigas dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.
a cantigas dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.
Quem me quiser há-de saber as fontes,
a laranjeira em flor, a cor do feno,
à saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.
a laranjeira em flor, a cor do feno,
à saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.
Quem me quiser há-de saber a chuva
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.
Quem me quiser há-de saber os medos
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.
Quem me quiser há-de saber a espuma
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber a coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente.
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber a coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente.
Rosa Lobato de Faria
segunda-feira, 22 de abril de 2013
A minha janela
Este começou por ser um blog de eventos culturais na cidade de Faro e arredores. Mas esta janela, além de dar para estas iniciativas culturais, também está aberta para mim, para os meus amigos, para todos os que partilham a minha vida. Esta janela também mostra as cores do meu dia a dia. Mostra os sons do meu mundo. Por isso, decidi abrir um pouco a janela a todos vós.
Não prometo grandes histórias. Uma coisa aqui, outra acolá. Coisas novas, ou talvez não. Coisas que gosto muito, ou assim assim. Coisas do dia a dia, de um novo dia, detalhes, recomeços, continuidade, novidade.... vamos ver como corre.
"É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar."
Jô Soaresdomingo, 21 de abril de 2013
Há dias assim....
Há dias assim, em que acordamos e achamos que não vai acontecer nada de novo. Mais um dia.... um sol fabuloso, um dia bonito e, nada mais. Mas de repente recebemos um convite inesperado para passar o dia com amigos. Corre tudo tão bem, que o dia passa a ser o fim de semana.... Estes estão a ser dias assim. Conhecer novos amigos, novos lugares, rir muito, andar, passear os cães, subir e descer escadas :)....
À volta da mesa, uma garrafa de vinho e muita conversa à mistura. Dizem-se coisas, rimos - rimos muito e não é só do vinho. É da companhia essencialmente. Há dias assim, em que achamos que não vai acontecer nada e de repente, damos connosco a guardar na memória esses bons momentos. Em que conseguimos transformar pequenos instantes em grandes coisas, eventos que perduram no tempo.
Há dias assim, em que agarramos as oportunidades que aparecem no nosso caminho e simplesmente desfrutamos Em que agarramos nessa oportunidade e criamos algo novo. É nossa obrigação tentar que mais dias sejam dias assim. Pensar no hoje, no agora, agarrar com unhas e dentes o que temos, o que nos dão, tentar obter o que queremos. As oportunidades estão aqui, às vezes não parece, mas estão à vista. "As pessoas felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem nos seus caminhos".
Amigos que me receberam tão bem OBRIGADO! Obrigado pelo carinho, pela amizade, e pelas boas memórias que levo destes dias. Há dias assim, que acordam felizes, e em que as pequenas coisas nos fazem tão bem e fazem toda a diferença.
"Existem momentos em que ainda é preciso correr riscos, dar passos loucos.
Paulo Coelho
quinta-feira, 18 de abril de 2013
Janela para: Limpar a Ria Formosa
Uma das grandes maravilhas naturais do Algarve: a Ria Formosa. Um verdadeiro paraíso natural, numa extensão de 60 km pela costa algarvia, desde a zona do Ancão (concelho de Loulé) até Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António). Composta por ilhas e penínsulas arenosas, labirintos de sapais, canais e ilhotes. Além da sua beleza inigualável, funciona como abrigo para muitas espécies de aves, e como viveiro de mexilhão, ostras e outros bivalves.
A Câmara Municipal de Faro organiza, no próximo dia 20 de Abril - sábado - mais uma ação de limpeza da Ria Formosa. O objetivo é, não somente a limpeza em si, como a sensibilização à população para a importância em preservar os recursos naturais e a vivência em plena harmonia com a natureza. E claro, não nos esqueçamos que a época balnear está a chegar (com o calor que faz atualmente, até podemos dizer que chegará mais cedo este ano) e todos queremos as nossas praias, limpas, arranjadas, perfeitas, belas.... se mais belas ainda poderem ficar.
Esta ação de limpeza será efetuada na Praia de Faro, Barrinha e ilhotes, Ilha da Culatra e Ilha do Farol e, irá realizar-se entre as 09:30h e as 13:30h. Todos poderão cooperar e voluntariar-se para ajudar nesta ação.
De realçar ainda as muitas entidades locais que se juntaram a esta causa e que apoiam o projeto.
Não esqueça, dia 20 da parte da manhã. Venha dar uma ajuda!
Termino com umas frases da lenda da Ria Formosa, que envolve lindos príncipes e princesas (retirado de Lendas e Gastronomia Olhanense) :
"Morreram sóis e Luas até que elas se transformaram em dunas douradas e eles em água do mar.(...) E quem vislumbrasse o verde do mar num sonho parecia embarcar...Rica, bela e graciosa, logo à Ria decidiram chamar Formosa! Entretanto, cada princesa lá continua encantada, porque a lenda ainda hoje reza que é feliz e assim amada!"
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Janela para a música - Os Deolinda em Faro
Os Deolinda vêm a Faro na próxima sexta feira, dia 19 de Abril ao Teatro Municipal. Estes vêm apresentar o seu 3º álbum "Mundo Pequenino".
Mas este mundo, de pequenino só tem o nome. O mundo dos Deolinda é já bem grande, tendo alcançado sucesso um pouco por todo o lado. O projeto é relativamente recente (surgiu em 2006) mas já ganhou inúmeros prémios, não só nacionais como internacionais. O seu estilo muito próprio, uma mistura de vários estilos, de várias influências, tem tido criticas incríveis pelos mais prestigiados jornais, revistas e especialistas do meio.
Há gente assim. Gente que não consegue estar parada, que gosta de mudança, de surpreender o publico, de mostrar o seu talento. Foi assim que nasceram os Deolinda. Dois irmãos convidaram a prima, Ana Bacalhau, para dar voz às suas musicas e a coisa correu tão bem que convidaram mais um amigo. E assim nasceu um grande projeto, original e inovador, que conquista quem os ouve.
A "personagem Deolinda" criada pelo grupo não canta só. De mão na anca, dançam os seus sons e a sua poesia. As suas músicas, contam verdadeiras histórias, ironizam situações, ironizam a sociedade - a sua música "Parva que sou" foi considerada quase um hino de uma geração, em que todos se identificam com ela.
Os Deolinda conseguem, com uma mestria nata, agarrar nas histórias daquilo que vêm, que sentem, que vivem e juntar-lhes voz, música, ritmo. Cantar as suas vivências, cantar a atualidade, o pessimismo, conformismo que assola o país e as gentes. Eles ironizam, juntam humor, contam as suas histórias de forma inteligente e cativante.
Como eles próprios dizem no seu primeiro álbum "Canção ao lado":
"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com dois gatos e um peixinho vermelho..."
O grupo que inicialmente, poder-se-ia designar de bairrista, abriu as suas canções ao mundo. Começou com a "Canção ao lado", a seguir pôs-lhe "Dois selos e um carimbo" e agora as suas histórias mostram as suas vivências pelo mundo, no seu ultimo álbum "Mundo pequenino". São as canções destes três álbuns que vamos poder ver e ouvir, nesta sexta feira. E, à semelhança dos concertos anteriores, vai ser um mais um grande espetáculo, a não perder. É caso para dizer (como nos diz a sua canção "Um contra o outro"):
"Sai de casa e vem comigo para a rua,
vem q'essa vida que tens,
por mais vidas que tu ganhes,
é a tua que, mais perde se não vens"
Confesso que não está a ser fácil, escolher uma música dos Deolinda para publicar aqui. São todas tão diferentes, cada uma com a sua magia e singularidade, que está a ser difícil decidir-me. Deixo então "A problemática colocação de um mastro", que é uma música muito alegre, popular e bem portuguesa (aqui, no concerto no Coliseu dos Recreios, em 2011).
sábado, 13 de abril de 2013
Janela para a música - Marisa Monte
A cantora brasileira Marisa Monte, vem este mês a Portugal, para concertos em Lisboa e Porto: dia 24 de Abril no Coliseu do Porto e nos dias 27 e 28 de Abril no Coliseu de Lisboa.
Conheci as músicas da Marisa Monte há muitos anos. Sei de cor algumas das suas canções. No Verão, nos tempos de escola, trabalhei num bar/restaurante de praia e foi lá que conheci as suas músicas. Gostei logo da mistura de MPB (música popular brasileira) com jazz, blues, rock. Ela conseguia misturar alguns estilos e eram músicas que ficavam no ouvido. As letras também não eram as de simples histórias de amor. Falavam de várias coisas, de comida, gatos pretos, chocolate e até de uma menina que só pensava em namorar de tal modo que o pai até a leva ao médico....
Acho que agora já perdeu um pouco dessa "mistura" que a fazia ser diferente, da sua originalidade. Nessa altura, como era difícil vinculá-la a um género musical, a critica apelidava-a de "eclética" pela diversidade do seu repertório.
Atualmente, para mim, já tem muito da música romântica brasileira, mais comercial. Mas não deixa de ser uma grande cantora, uma grande estrela da música brasileira. Uma voz muito conhecida não só no Brasil e Portugal, como também no resto da Europa e Estados Unidos.
Os seus concertos estão integrados na sua digressão "Verdade Uma Ilusão". Estes possuem uma grande ligação com as artes plásticas, havendo projeções de obras de artistas contemporâneos brasileiros, como José Damasceno, Luiz Zerbini, José Damasceno e Jonathas de Andrade e à curadoria da conceituada Luísa Duarte.
Queria escolher uma música para deixar aqui. Fui ao baú das memórias, àqueles tempos de Verão e fui recordar um dos seus primeiros sucessos e, se calhar a razão por ser tão conhecida por terras lusas. "Bem que se Quis" - quem não se lembra desta?
Jorge Palma - o concerto
Sala cheia. Um Jorge Palma que, de Frágil, não teve nada. Em grande estilo, ao seu estilo, tocou, cantou, divertiu, fez espetáculo.
Já o tinha visto num concerto de Verão e... é claro, eu gosto do Jorge Palma, por isso gostei do concerto, mas... Ainda por cima esqueceu-se da letra de uma das minhas canções favoritas. Até lhe perdoei, mas não esqueci.... Por isso estava à espera que ele se redimisse neste concerto. E foi exatamente isso que aconteceu.
Começou por trazer Outro Amigo Também, canção do Zeca Afonso, que todos conhecemos tão bem. Seguiram-se depois muitas canções do ultimo álbum "Com Todo o Respeito", e canções mais antigas, das que conhecemos bem e que nos fizeram começar a ouvir e gostar de Jorge Palma.
Foi um concerto intimista, com mais impacto no publico, mostrou mais de perto a sua rebeldia, o seu humor, a sua genialidade. A destacar também a boa colaboração do seu filho, Vicente Palma.
Senhor Jorge Palma: Merece todo o nosso respeito!
Deixo aqui mais uma música. A que dá o nome ao seu ultimo trabalho - Com Todo o Respeito. Não queria massacrar-vos com mais músicas do Jorge Palma. Por isso encontrei um vídeo, muito giro, muito atual, um retrato do nosso pais e do mundo, conforme a letra da canção. Aconselho a verem e ouvirem, mesmo os que não gostam de Jorge Palma.
Afinal Django Unchained não foi à China
Ainda não foi desta que Tarantino conseguiu entrar no mercado chinês, conforme noticiado e eu tinha publicado há 2 dias. A versão oficial é que "por questões técnicas" o filme foi cancelado.
O filme retrata temáticas que podem facilmente ser censuradas num regime como o da China. No entanto, é graças à crescente pirataria (em que os chineses são peritos) que o filme já foi visto por muitos chineses, na internet. Mesmo antes de se falar na sua estreia no cinema....
O filme retrata temáticas que podem facilmente ser censuradas num regime como o da China. No entanto, é graças à crescente pirataria (em que os chineses são peritos) que o filme já foi visto por muitos chineses, na internet. Mesmo antes de se falar na sua estreia no cinema....
Janela para o riso
Com os preços da gasolina pela hora da morte, venho falar de uma gasolina que ainda é grátis, é sempre bem vinda, sabe bem em qualquer circunstância e nos alegra a alma: o riso. Há uns dias publiquei uma frase de um grande ator brasileiro, Miguel Falabella - para mim é inevitável, quando penso nele, associo a frase "Cala a boca Magda!", da série Sai de Baixo, exibida em Portugal à uns anos. Eu não perdia um episódio e... fartava-me de rir.
"O riso é a gasolina do espirito"
Este vai ser um fim de semana de Primavera, com cheirinho a Verão. O sol já espreita e, acho que agora já veio para ficar. Então aproveitem para passear, correr, andar de bicicleta, brincar com os filhos, com os amigos. E, acima de tudo, riam muito! A vida fica mais agradável se rirmos, até parece que atrai boas energias, não é?
Fui pesquisar um bocadinho sobre o riso e encontrei umas coisas curiosas:
- A terapia do riso já existe desde os anos 60. Foi propagada pelo médico Hunter Adams, conhecido como "Patch Adams" (quem não se lembra do filme, que retrata esta situação, com uma notável representação do ator Robin Williams?). Ele verificou que os seus doentes estavam sempre tristes e de mau humor e resolveu mudar essa situação utilizando técnicas que estimulavam o riso;
- Os homens gostam de mulheres risonhas, já as mulheres gostam de homens que as façam rir;
- Rir exercita de 5 a 53 músculos faciais, melhora a circulação sanguínea, acelera favoravelmente os batimentos cardíacos e trabalha os músculos abdominais;
- As piadas preconceituosas mais comuns dos portugueses são sobre os alentejanos;
- Uma pesquisa feita na Alemanha, divulgou que as piadas de louras fazem diminuir o raciocínio delas. Está a pensar que esta é mazinha, não está...? Mas este resultado tem uma explicação lógica: as piadas de louras tornam as louras mais inseguras nas suas respostas, por isso é que elas demoram mais tempo a reagir;
- O riso é mesmo uma terapia. Rir levanta mais o astral das pessoas, fornece mais autoestima, amor próprio e bom humor. Mesmo que esteja de mau humor, você pode imediatamente levantar o seu espirito, obrigando-se a sorrir;
- Rir é contagiante. Isto não é apenas uma frase, é verdade (vejam o vídeo no final deste post e confirmem);
- Os bebés começam a sorrir logo que nascem. A maior parte dos médicos reconhece que o bebé começa a sorrir logo nas primeiras semanas de vida;
- O sorriso é a expressão facial mais reconhecida. As pessoas conseguem reconhecer um sorriso até 300 metros de distância;
- Rir / sorrir é um sinal universal de felicidade. Consoante os diferentes países, assim são os gestos de cumprimento entre as pessoas. No entanto, o sorriso é conhecido em todo o mundo e em todas as culturas como um sinal de felicidade e aceitação.
Por tudo isto riam muito, riam sempre. Riam sozinhos, riam com (e não, dos) outros - rir em conjunto é melhor porque é contagiante. Todos os dias deveria ser obrigatório, pelo menos uma vez por dia, soltar uma boa gargalhada. Não vale só sorrir, temos que mostrar os dentes, sentir que o riso vem de dentro e sentir o que isso faz em nós e nos outros. Não esqueçamos:
A FELICIDADE É ALGO QUE SE MULTIPLICA QUANDO SE DIVIDE.
Como nos diz Ivan Lins:
"Quero sua alegria escandalosa, sua risada mais gostosa, esse seu jeito de achar, que a vida pode ser maravilhosa...."
Encontrei este vídeo. Espero que se riam com ele, como eu me ri. Para todos.... muitas e boas risadas. Hoje e sempre!
Mandaram alguma coisa para essa mulher e a felicidade acabou por inundá-la, a ela e a todos. O que será que estava escrito na mensagem?
quinta-feira, 11 de abril de 2013
Django Unchained na China
O último filme de Quentin Tarantino estreia hoje - 11 de Abril - na China, mas com cortes nas cenas mais violentas e mais sangrentas. O sangue, por exemplo (que quem conhece Tarantino, sabe o quão é usado nos seus filmes), terá a sua cor modificada para um tom mais escuro.
Todos os pequenos "ajustes" ao filme, foram combinados com o realizador e, será o próprio a fazê-los, tratando-se de alterações que não afetarão a história, a trama do filme. Será exibido na integra, sem cortes, apenas com essas pequenas alterações na imagem. Este é primeiro filme de Tarantino a ser exibido no mercado chinês (Kill Bill, por exemplo, foi vetado pelo governo comunista na altura do seu lançamento).
Django Unchained (na versão portuguesa, Django libertado) é a história de um escravo negro que é vendido a um caçador de recompensas alemão, para o ajudar na captura de uns assassinos. O alemão, Schultz, com uma mentalidade muito diferente da da época (sul dos Estados Unidos, dois anos antes da Guerra Civil, com a escravatura e o racismo bastante presentes) liberta Django e os dois irão perseguir os assassinos procurados, em troca das recompensas e com um objetivo muito pessoal para Django: encontrar e resgatar a sua mulher, também ela feita escrava.
Neste, Tarantino volta a surpreender. Acho que o consegue em cada filme, suplantando-se a si próprio. Gosto particularmente do sarcasmo que coloca nos seus filmes, dos diálogos fabulosos que consegue colocar na trama, do estilo que dá às suas personagens. E, claro a banalização da violência extrema e o uso e abuso do sangue, que já são características que marcam Quentin Tarantino enquanto realizador.
Eu, pessoalmente, gosto muito e, não perco um filme seu. Apesar de polémico, por toda a violência que coloca nos seus filmes, é um realizador com características únicas, com uma visão diferente e, à sua maneira, realiza sempre filmes muito bons, com excelentes atores. Filmes vencedores de vários prémios cinematográficos, inclusive do mais cobiçado de todos, os óscares. Em Django Libertado recebeu o óscar para melhor argumento adaptado e para melhor ator secundário (Christoph Waltz).
Termino esta incursão sobre Django Libertado e Quentin Tarantino, precisamente com as palavras de parte do discurso deste (dirigindo-se a Tarantino) no seu agradecimento pelo óscar:
"And you scale the mountain because
you're not afraid of it. You slay the dragon because you're not afraid of it
and you cross through fire because it's worth it."
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Festa Grande - Mãe Soberana
É já no próximo domingo, dia 14 de Abril, que decorrerá a Festa Grande - procissão da Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), padroeira da cidade de Loulé.
Esta é uma procissão diferente das habituais e que eu gosto particularmente. A minha mãe costumava participar e era sempre um dia muito reconfortante para ela. E é reconfortante para mim, hoje em dia, lembrar-me desses dias e da minha mãe a "correr" entre a multidão que participava na procissão.
A Festa Grande, como é conhecida, acontece quinze dias depois da Páscoa e consiste em levar a figura da Mãe Soberana de volta à capela da Nossa Senhora da Piedade - no domingo de Páscoa a imagem da Santa desceu até à igreja de S. Francisco (Festa Pequena).
Esta capela fica no cimo de um cerro, sendo o percurso até lá acima muito ingreme. Neste dia, um grupo de homens carrega a imagem da Santa num andor e, em passo de corrida, vão subindo o caminho até à Capela. Os peregrinos que acompanham a procissão, vão atrás, em passo de corrida também, de braços dados, num momento de união e entreajuda em que, mesmo desconhecidos, partilham a mesma devoção. No mesmo ritmo, a Banda Filarmónica, vai acompanhando com a sua música. É uma prova de fé e um grande esforço conjunto, em que se vão "empurrando" e ajudando uns aos outros e aos homens que levam o pesado andor.
As festividades não se ficam só pela procissão. A Festa Grande começa no dia 11 de Abril até ao dia 14 e conta com vários eventos distintos, com a celebração de missas, entre outros, "com o tempo de louvor e saudação à Nossa Senhora da Piedade". A procissão inicia-se nas ruas da cidade e só depois prossegue para a capela.
Nos restantes dias do ano, este é um local que gosto muito de visitar. Além de ser um excelente miradouro, sobre a cidade e o mar, transmite-nos uma calma e serenidade que poucos locais o conseguem. Sempre ouvi uma história associada à localização da capela que, acredite-se ou não, é muito interessante. A igreja era inicialmente para ser erguida noutro local. Mas, no final do dia de trabalho, os trabalhadores deixavam as suas ferramentas no lugar onde a estavam a construir e, no dia seguinte as ferramentas estavam noutro sítio, no cimo do cerro. Isto dia após dia, em que as ferramentas eram deixadas num local e apareciam sempre no outro. Até que acabaram por perceber que a Santa não queria a sua capela naquele sítio, mas sim no lugar onde todos os dias apareciam as suas ferramentas. Quando decidiram começar a construir a capela no cume do cerro, as ferramentas já não voltaram a desaparecer e a construção continuou sem qualquer problema, sendo a capela erguida no local onde ainda hoje está.
Janela para Miguel Araújo
O meu amiguinho JP está quase a fazer anos e perguntei-lhe o que queria de prenda. Um CD do Miguel Araújo.... simplesmente. Eu conheço o Miguel Araújo. Quer dizer, assim, assim.... conheço os azeitonas, os aviões, os maridos das outras.... canções que vamos ouvindo, que ficam no ouvido, que gostamos muito, mas não passava muito disto.
Fui então procurar saber quem é o Miguel Araújo e porque é que um miúdo gosta tanto dele. Foi uma agravável surpresa, devo dizer. Guitarra e voz, é o que nos fica. É um registo muito agradável e gosto particularmente das letras das suas canções. Claro que gosto muito da musica Fizz Limão, não fosse eu uma das milhentas fãs deste gelado e que fiquei super feliz com o seu regresso (obrigado Nuno Markl!).
O seu CD Cinco Dias e Meio, foi gravado em... cinco dias e meio, como o nome indica. Passando pelos Maridos das Outras, Capitão Fantástico, ou Fizz Limão, são onze as músicas que compõem este álbum. Eu recomendo. Pode não ser o género de música que nos apetece ouvir a todo o instante, mas é aquela música que sabe bem em qualquer momento e, pelo jeito, agrada não só a graúdos como a miúdos.
Já agora, fica a informação que Miguel Araújo tem este mês dois concertos. Em Lisboa no dia 17 de Abril no Teatro Tivoli e no Porto dia 21 de Abril na Casa da Música.
Deixo aqui um cheirinho do seu CD, com a música Fizz Limão (tinha que ser....). Já agora, o JP sabe a letra de cor... achei incrível. É claro que lhe vou oferecer o CD :)
Descobri um vídeo do Miguel Araújo com a música João e Maria do Chico Buarque. Em relação à interpretação, à canção reinterpretada por ele, devo dizer que não é uma das minhas favoritas. Já a letra, faz-me recordar a minha infância e não resisti em publicar aqui.
Letra
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três.
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock para as matinês.
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz.
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país.
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido.
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
O tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido.
Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim.
Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim.
Janela para Pablo Picasso
Faz hoje (08/04/2013) 40 anos que morreu Pablo Picasso. O génio do século XX, até no seu nome de batismo já possuía o seu quê de excentricidade - Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
Considerado um dos grandes mestres da arte do séc. XX, as suas obras são conhecidas em todo o mundo e os seus quadros avaliados em pequenas fortunas. Foi ele o primeiro artista vivo a expor no Louvre.
Autor de inúmeras obras, é Guernica a mais conhecida. Esta retrata a devastidão da cidade basca de Guernica depois dos bombardeamentos dos aviões dos alemães na 2ª Guerra Mundial. Existe até um episódio em relação a este quadro. A viver em Paris, durante a 2ª Grande Guerra, o seu apartamento era muitas vezes revistado pelos alemães - Picasso era também politicamente ativo, sendo simpatizante comunista. Numa dessas vezes um oficial nazi olhou para uma foto da obra Guernica e perguntou-lhe: "Foi você que fez isto?" Ao que Pablo Picasso respondeu: "Não, vocês o fizeram".
Pela sua genialidade, versatilidade, e pela sua grande obra, quero deixar aqui também uma pequena homenagem ao Grande Artista Pablo Picasso. Termino com uma frase sua, que acho espetacular e que se adequa bastante a ele.
"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol."
terça-feira, 9 de abril de 2013
Janela para os Cantares Alentejanos
No próximo dia 13 de Abril às 20:00h, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve vai haver um convívio com cantares alentejanos. Promete petiscos e muitas cantorias e a entrada é somente 2€.
Este convívio é promovido pela C.A.S.A. - Centro de Apoio ao Sem Abrigo. Para informações deverão contactar a Casa do Alentejo ou o Espaço Himalaias.
O nosso Hot Jesus....
O meu primeiro "post" neste blog foi sobre uma série que estava/está a dar que falar, sendo vista em vários países por milhares de pessoas e, nos Estados Unidos está a ser recorde de audiências. Falo da Bíblia. Agora, é o ator principal que veste a pele de Jesus Cristo, que está a dar que falar. Nada mais, nada menos que o nosso Diogo Morgado. Ele, que já é conhecido internacionalmente como o Hot Jesus, até já partilhou um cachorro quente com a rainha dos talk shows, Oprah Winfrey.
Foi na passada segunda feira que Diogo Morgado foi o convidado do programa de Oprah, sendo este exibido nos EUA no próximo domingo, dia 14.
Após a entrevista Oprah Winfrey publicou três fotos com o ator, onde aparecem a comer cachorros quentes. Com a legenda "Sharing a hotdog with 'hot Jesus' Diogo Morgado. Life is delicious!", ou seja, partilhando um cachorro quente com a "brasa Jesus" Diogo Morgado. A vida é deliciosa!
O ator está a tornar-se um fenómeno nos EUA e é conhecido, principalmente pelo público feminino, como Hot Jesus. Agora, após a entrevista com uma da mulheres mais influentes do mundo, irá com certeza ter mais convites e iremos vê-lo, com muito mais frequência, por terras do tio Sam.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
A gasolina....
" O RISO É A GASOLINA DO ESPIRITO"
Miguel Falabella
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Janela para o cake design
Há já algum tempo que andava com vontade de aprender alguma coisa de cake design. Não era por nada de especial, simplesmente curiosidade, vontade de aprender algo diferente, perceber se tinha ou não algum jeitinho para a coisa....
Foi há cerca de duas semanas que eu e uma amiga nos aventurámos e fizemos a iniciação em cake design, em Tavira na BestCake. A Rita, a dona da loja e formadora, é muito simpática, super querida e com muuuuuita paciência. Aprendemos a trabalhar e moldar a pasta de açúcar, alguns pequenos truques e fizemos o nosso bonequinho para colocar no bolo: um coelho, que a Páscoa estava a chegar....
Cheguei ao final da formação e, acabei por não perceber muito bem se afinal tenho jeitinho ou não para o cake design, mas fiquei com uma certeza: temos que praticar muito, aperfeiçoar-nos cada vez mais e ter muita paciência. Os "bonecos" requerem muito trabalho e dedicação e podem levar horas a fazer. Fiquei a admirar ainda mais o trabalho de quem faz estes bolos fantásticos e, quero experimentar mais. Já comprei alguns ingredientes e prometo mais novidades sobre este tema. Apesar disso tudo, tenho que confessar que, cada bolo é uma peça de arte, mas a hora de o cortar e degustar cada uma dessas peças de arte, continua a ser muuuuuito boa.
Ficam aqui 2 fotos do meu coelhinho. Apreciem as fotos com carinho, e sejam moderados nas criticas, não se esqueçam que foi a primeira tentativa....
Janela para Porta Aberta 8
Hoje venho aqui falar de um evento e de um lugar que ainda não tive oportunidade de conhecer, mas quero muito fazê-lo. Quem conhece, elogia muito e, pelo que vi na net fiquei com muita, mas muita vontade de conhecer também. Tem tudo a ver comigo, pois num só sitio podemos fazer e conhecer tanta coisa. Além disso descobri que alia arte, com comida, com vinho.... Que mais podemos querer? Acho que será uma tarde ou quiçá um dia muito bem passado. Vou divulgar por aqui, pois este tipo de coisas boas, nós gostamos de partilhar....
O lugar é a Quinta dos Vales em Estômbar e o evento é a Porta Aberta 8 (Open Door 8) entre as 11:00h e as 19:00h do dia 07 de Abril - próximo domingo. Este promete, além das provas de vinho (pelo qual a Quinta dos Vales é bastante conhecida, produzindo vinhos premiados), animação musical, show cooking, feira de produtos regionais, entre outras coisas. Como não podia deixar de ser, irão ser lançados novos vinhos "Marquês dos Vales" brancos e rosés.
As boas noticias não acabam aqui, pois este local tem mais um pormenor que me fez gostar mais ainda dele: a entrada é gratuita. Mesmo que tenhamos que pagar as provas de vinho ou algumas das atividades, vale sempre a pena, mais que não seja pelo espaço. Aqui aliam, como já referi, as provas de vinho e degustação, visitas guiadas, jardim de esculturas, exposições de arte, retiro de férias com aluguer de moradias, celebração de vários eventos. Possuem ainda lojinha, onde podemos adquirir estas coisinhas todas.
Parece-me bem! Muito, muito bem!!!
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Janela para as Feiras e Mercados
Como gosto sempre de espreitar pelas feiras e mercados da nossa região (para ser sincera, de qualquer região. Vou a um sítio com uma feirinha ou mercado e torna-se paragem obrigatória) decidi deixar aqui algumas informações, para quem como eu não resista a estes eventos.
É nas feiras/mercados que conhecemos e descobrimos a cultura de um povo. Aqui descobrimos o seu artesanato, as iguarias gastronómicas, o ambiente, os modos de vida, divertimentos.... É aqui que, às vezes descobrimos "aquilo" por uma pechincha, ou às vezes nem por isso, mas vale a pena aproveitar a oportunidade.... e que encontramos os produtos mais frescos, pois é quem cultiva que vende, os produtos mais originais, pois é quem teve a ideia e faz, muitas vezes manualmente, que o explica e nos mostra a sua arte, que nos mostra que é uso e costume naquela região fazer-se, usar-se assim.
Deixo aqui algumas Feiras e Mercados que podemos encontrar em Faro e arredores. Se souberem de outros, deixem uma mensagem que atualizarei o blog e divulgarei:
Feiras de Velharias
No 1º domingo de cada mês - Fuseta, junto à zona ribeirinha
No 2º domingo de cada mês - Almancil, junto à Escola C+S
No 3º domingo de cada mês - S. Brás de Alportel, junto à Escola EB 2/3
No 4º domingo de cada mês - Quelfes, no recinto do Mercado Municipal
Mostra de Artesanato do Montenegro
No 1º domingo de cada mês, entre as 10:00h e as 14:00h
Junto à Junta de Freguesia do Montenegro, em Faro (R. Júlio Dinis)
Feira de Produtores, Artesãos e Colecionismo
No 2 domingo de cada mês, entre as 10:00h e as 16:00h
No passeio junto ao Teatro Municipal de Faro (Teatro das Figuras)
Feira de Artesanato
No 2º sábado de cada mês, entre as 10:00h e as 17:00h
No 2º sábado de cada mês, entre as 10:00h e as 17:00h
No Jardim Manuel Bivar, em Faro
Mercado Biológico
No último sábado de cada mês, entre as 15:00h e as 18:00h
No Jardim da Alameda, em Faro
Mercado de Estoi
No 2º domingo de cada mês, de manhã
Em Estoi, junto ao Mercado Abastecedor
Feira de Antiquários, Velharias e Colecionismo
No 3º sábado de cada mês, entre as 10:00h e as 17:00h
No Mercado Municipal de Faro - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro
Mercadinho do Livro
Todas as sextas feiras, entre as 09:00h e as 13:00h
No Mercado Municipal de Faro
Outro Blog....
O meu amiguinho JP gostou tanto da experiência de escrever num blog, que criámos um blog para os dois, ou melhor, um blog para ele....
de Amigo para Amigo é um blog onde poderão certamente encontrar coisas giras, mais para a idade dele, mas que todos vamos gostar de ler. Começámos com o nosso almoço de Páscoa e, quando ele me disse que eu era a colega de blog dele, desarmou-me e rendi-me completamente ao seu charme. Claro que aceitei o desafio de criar o seu/nosso blog. A nossa mascote - a fotografia do nosso perfil - é uma linda girafinha que ele fotografou na sua ida ao Zoo e, como sabe que eu adoro girafas, tirou aquela foto para mim. Vendo bem, isto são mesmo coisas de Amigo para Amigo....
Lá poderão encontrar as anedotas que os amigos contam entre eles, os livros e filmes mais interessantes, as coisas do dia a dia, tudo com comentários personalizados pelo autor. Ontem - 1º dia do blog - ele já estava "completamente viciado" no seu novo hobbie e, se pudesse, publicava de tudo um pouco. Será que criei um monstro???? :) O monstro do de Amigo para Amigo.
Para ti Amigo, desejo o maior sucesso ao teu/nosso blog e espero que me continues a inspirar e a deliciar-me com a tua amizade.
Janela para o Teatro: Cavalo Manco não Trota
"Quando o riso desaparece e a mensagem nos desperta a recordação do texto, temos a certeza de ter assistido a mais um GRANDE momento de Luís Vicente - Zea Pinho, 28/03/2012"
Esta é uma peça da Acta que eu já vi em Faro, e como gostei tanto, não poderia deixar passar sem falar nela. Vai estar em cena em Lisboa no Teatro Meridional, ao Poço do Bispo no próximo dia 06 de Abril pelas 21.30h.
Este é um monólogo representado por Luís Vicente, que retrata a vida de Miguel Torres, revisitando a sua vida desde que um juiz lhe pergunta se é culpado ou inocente. Aqui começa um turbilhão de memórias, desde a sua infância aos oito anos, quando lhe é feita essa mesma pergunta, terminando no momento atual, passados quase quarenta anos.
Da autoria do jornalista e ensaísta espanhol Luis del Val, o texto, de acordo com Luís Vicente é "divertido, irónico e amargo", em que o personagem faz um ajuste de contas com a vida e as memórias que possui.
Quanto a mim, trata-se de mais um desempenho brilhante de Luís Vicente e um texto simplesmente fabuloso.
Subscrever:
Mensagens (Atom)