quarta-feira, 10 de abril de 2013

Janela para Pablo Picasso

Faz hoje (08/04/2013) 40 anos que morreu Pablo Picasso. O génio do século XX, até no seu nome de batismo já possuía o seu quê de excentricidade - Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso.
 
Considerado um dos grandes mestres da arte do séc. XX, as suas obras são conhecidas em todo o mundo e os seus quadros avaliados em pequenas fortunas. Foi ele o primeiro artista vivo a expor no Louvre.
 
Autor de inúmeras obras, é Guernica a mais conhecida. Esta retrata a devastidão da cidade basca de Guernica depois dos bombardeamentos dos aviões dos alemães na 2ª Guerra Mundial. Existe até  um episódio em relação a este quadro. A viver em Paris, durante a 2ª Grande Guerra, o seu apartamento era muitas vezes revistado pelos alemães - Picasso era também politicamente ativo, sendo simpatizante comunista. Numa dessas vezes um oficial nazi olhou para uma foto da obra Guernica e perguntou-lhe: "Foi você que fez isto?" Ao que Pablo Picasso respondeu: "Não, vocês o fizeram".



Pela sua genialidade, versatilidade, e pela sua grande obra, quero deixar aqui também uma pequena homenagem ao Grande Artista Pablo Picasso. Termino com uma frase sua, que acho espetacular e que se adequa bastante a ele.

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol."


Sem comentários:

Enviar um comentário