E continuamos na descoberta das novas culturas e iguarias internacionais. No caminho de regresso, paragem obrigatória em Castro Marim para espreitarmos o Festival Internacional do Caracol. Além dos típicos pratos algarvios, tínhamos caracóis de outras zonas de Portugal, França, Marrocos e Espanha. A curiosidade era muita e não conseguimos dizer que não a um bom prato de caracóis.
Provámos Caracóis à Marrakechia (da região de Marrakech) e à Tiznitia (da região de Tiznit) ambos de Marrocos. Uns eram confecionados com hortelã e outros com gengibre. A diferença em relação aos nossos não é muita, com exceção dos nossos orégãos que são substituídos por estes ingredientes.
La cuisine francesa oferecia Escargots en fricassé aux champignons a la Bourguignonne (caracóis à ficassé com cogumelos) e Escargots à la tomate et a la Bretonne (caracóis com tomate e feijão). Ficámo-nos pelos primeiros e até não foi mau. O sabor é diferente, mas comem-se muito bem. Mas para ser sincera, o melhor do prato, quanto a mim, eram mesmo os cogumelos.
Fomos depois experimentar o que se faz no resto de Portugal. Haviam coisas interessantes e diferentes, mas ficámo-nos por caracóis à bulhão pato. Pois é, são caracóis, mas com um gostinho a ameijoas... uma boa surpresa. Esses experimentámo-los no Apolo 78, de Loures. Graças à simpatia e amabilidade dos seus representantes, fiquei a saber que Loures também tem um Festival do Caracol em Julho e, ao que parece, com muito sucesso. Quem quiser saber mais pormenores, pode aceder ao seu facebook. Recomendo, pois gente simpática, que nos serve bem, que tem um menu com variadíssimos pratos de caracóis e, ainda por cima, muito saborosos, tem mesmo que ser divulgada e recomendada.
Como se estes pitéus todos não fossem suficientes, este Festival ainda oferecia uns doces típicos algarvios, de comer e chorar por mais. Aqui o pior mesmo era saber qual provar. Sim, porque só podia ser mesmo só um, para provar. E, porque os olhos também comem, acho que engordámos mais uns quilinhos, mas divertimo-nos muito e ficámos a conhecer e a gostar de mais um grande evento na cidade de Castro Marim. A repetir, de certeza!
Sem comentários:
Enviar um comentário