Gosto de viver no Algarve. Tem tantas coisas boas. Gosto da pacatez, gosto do silêncio e descontração que ainda conseguimos sentir em alguns lugares. Mas, tenho que confessar que tenho inveja (daquela saudável, muito mesmo) das coisas que acontecem por Lisboa, Porto... Descobri um evento muito engraçado, diferente, original, em Lisboa, claro!
No dia 24 de Maio vai realizar-se em Lisboa, entre as 18:30h e as 22:30h, a primeira Noite de Literatura Europeia. Em 8 locais emblemáticos da cidade (entre o Chiado e o Rato) irão dar-se a conhecer, 8 obras de 8 escritores europeus contemporâneos.
Nesse dia, a Editorial Presença, irá promover a leitura de um livro, já com direitos cedidos a 27 países - Adeus Berlim - de Wolfgang Herrndorf. Esta obra foi vencedora do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Alemã.
E, será esse o livro que irá ser lido no Elétrico nº 28. É isso mesmo, o ator Ulisses Ceia
(não conhecia, mas agora passou a ser mais um dos motivos por eu estar triste por não participar neste evento) irá ler excertos do Adeus Berlim, no elétrico nº 28. Vão ser efetuadas 8 viagens, de 30 em 30 minutos. Cada viagem terá a duração aproximada de 20 minutos e terá à disposição 20 lugares. A primeira viagem iniciar-se-á às 18:30h no Largo Camões e a última terá lugar às 22:00h.
Embora seja a primeira vez que se realizará este evento em Portugal, ele já foi iniciado em 2008 na cidade de Praga. O objetivo é mesmo o de divulgar a literatura europeia, mas num formato invulgar e de forma criativa.
Deixo ainda uma breve referência ao livro em destaque: Adeus Berlim
"Dois amigos. Um velho carro roubado. E um verão que mudará as suas vidas para sempre. Maik Klingenberg ficou sozinho em casa naquelas férias e, sem nada para fazer, sente-se entediado. Tschick aparece num velho jipe roubado. Estudam ambos na mesma escola e na mesma turma mas, por razões diversas, são postos de parte pelos colegas. É então que decidem partir completamente à
aventura para a Valáquia, no Sul da Alemanha. Ambos têm 14 anos e a sua busca é determinada pelo desejo de experimentarem uma liberdade absoluta."
Sobre o autor: "Wolfgang Herrndorf nasceu em 1965, em Hamburgo, Alemanha. Formado em pintura, trabalhou como ilustrador para a editora Haffmans e, entre outras, as publicações de contracultura Looke & Trooke e Titanic. Em 2002 lançou o seu romance de estreia, In Plüschgewittern e, em 2008, Diesseits des Van-Allen-Gürtels, ambos premiados."
Sem comentários:
Enviar um comentário