Vamos todos seguir a rota da Costa Vicentina. Vamos todos seguir o sol, os trilhos, os caminhos de uma das paisagens mais estrondosas do nosso país. Quando seguimos pela estrada e de repente vemos o mar, as rochas, a natureza que ainda parece meio selvagem, deparamo-nos com um cenário mágico. A mistura das cores, o azul do céu, do mar, o verde das flores, a mistura com a areia, o branco das casas. Só apetece andar na praia, mergulhar nas ondas do mar. Conhecer mais, percorrer todos os cantinhos de cor, todos os cantinhos dos cheiros, dos sabores, dos sons.
A Rota Vicentina é formada pelo caminho Histórico que liga Santiago do Cacém ao Cabo de S. Vicente e o Trilho dos Pescadores que liga Porto Covo a Odeceixe e outros caminhos complementares no Algarve. São então caminhos e trilhos que já existem há muito, que sempre foram utilizados pela população local e que formam um itinerário com mais de 340 km por toda a costa alentejana até ao Algarve.
O mapa, retirado do blog Rota Vicentina mostra todo esse percurso.
Para mim, é uma das mais belas paisagens naturais de Portugal. Já conheço alguns dos percursos, as paisagens, um pouco da história e cultura destes fantásticos lugares. A simpatia, simplicidade e singularidade dos seus habitantes. Mas, depois de ver o vídeo promocional da Rota Vicentina, estou cheia de vontade de pôr uma mochila às costas e percorrer a pé estes trilhos.
Este vídeo está fantástico. Prova disso são os inúmeros prémios que tem ganho, a nível internacional. Prémios nos mais diversos e conceituados festivais e feiras de turismo de todo o mundo.
"O vídeo distingue-se pela autenticidade da mensagem, enquanto divulga uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras da Europa – a Costa Alentejana e Vicentina - e a mais natural atividade física do ser humano – a caminhada", salienta a organização da Rota Vicentina.*
Veja o vídeo e comprove tudo o que foi escrito. E, se puder, dê um saltinho à Rota Vicentina. A pé, de carro, de comboio. Sozinho, com a família, com os amigos. Pare de vez em quando, para falar com as pessoas, ver o artesanato, provar as iguarias da região. Veja, descubra, maravilhe-se com uma das mais belas paisagens do nosso país.
* Texto retirado de http://boasnoticias.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário