É, às vezes dá uma saudade daquela.... Não sabemos explicar, simplesmente invade a nossa memória e tal qual mar, as ondas nos enchem de tantas coisas boas, memórias, de tudo aquilo de bom que passou.
Retemos pessoas, palavras, pensamentos, imagens que não nos permitimos esquecer. Há que saber guardar, preservar as boas memórias e saber que ter saudade, afinal, é bom. Ter saudade é recordar todo o bom que já tivemos, que já vivemos.
É, às vezes é difícil não ficar triste com tanta saudade. Mas há que recordar risos, olhos brilhando, sorrisos rasgados. Lembrar porque fizeram com que nossos dias fossem melhores, com que nós fossemos melhores.
Melancolia! Só porque deu saudade.... Dizem que esta é uma palavra que só existe em português. Não há tradução para a mesma, noutras línguas. A palavra vem do latim "sólitas, solitatis".
Para afastar a tristeza, fui procurar ter saudades de coisas que já fizeram parte do passado de todos nós e que deixaram saudades. Vamos ver. Deixo aqui alguns exemplos. Quem não se lembra?
"Porque a vida segue. Mas o que foi bonito fica com toda a força. Mesmo que a gente tente apagar com outras coisas bonitas ou leves, certos momentos nem o tempo apaga. E a gente lembra. E já não dói mais. Mas dá saudade. Uma saudade que faz os olhos brilharem por alguns segundos e um sorriso escapar volta e meia, quando a cabeça insiste em trazer a tona, o que o coração vive tentando deixar pra trás."
Caio Fernando Abreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário