Vai realizar-se no próximo dia 16 de Junho, a 2ª Caminhada Solidária, organizada pelo Núcleo Hospitalar das Crianças e Jovens em Risco do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.
O ponto de encontro é às 9:00h no Portimão Arena, no Parque de Feiras e Exposições. Irá percorrer a zona ribeirinha até ao Clube Naval de Portimão, com regresso pelo mesmo percurso. A complementar a caminhada, existirão ainda algumas atividades lúdicas dirigidas sobretudo aos mais pequeninos.
As inscrições podem ser feitas na hora e custam 3€. Esta iniciativa espera chamar a atenção para os direitos e proteção de todas as crianças e jovens.
Acho que não vale a pena falar muito aqui sobre este tema. Vale a pena reforçar somente que a violência nem sempre está no bater, no trabalho infantil, nos maus tratos. A violência mascara-se tantas vezes atrás das palavras, dos atos de quem julga ter o poder, de quem julga mandar. Mascara-se atrás de palavras que nunca deveriam ser ditas, de discussões, da violência verbal. E esta, por vezes, magoa mais que a violência física. Esta fica para o resto da vida. Não se esquece, não se apaga. Só se tenta esconder. Cabe a qualquer um de nós, família, amigos, colegas, tentar perceber os sinais. Tentar perceber nas entrelinhas, pela reação da criança se estará tudo bem. E, em casos de desconfiança pedir ajuda a profissionais.
Vi este vídeo na net e acho que demonstra aquilo que quero dizer. Crianças vitimas de violência não podem, não conseguem, muitas vezes não querem falar. Vitimas de qualquer tipo de violência.
Sem comentários:
Enviar um comentário