quinta-feira, 20 de junho de 2013

Janela para os mais pequenos: Quinta do Peral

A falar com uma amiga no outro dia constatei que havia um motivo que a andava a “stressar”. A ela e possivelmente a muitos pais nesta altura do ano. O que fazer com as crianças no Verão. É que se não estiverem em ATL, ficar o Verão todo em casa não só os aborrece como deve deixar os pais de cabelos em pé. Decidi então fazer umas pesquisazinhas e colocar algumas ideias aqui no blog. São algumas sugestões aqui nos arredores de Faro. Espero que sejam uteis.
Aqui vai a minha primeira sugestão: a Quinta do Peral em S. Brás de Alportel
O Centro de Interpretação e Educação Ambiental Quinta do peral é um espaço enorme (cerca de 2.000 m2). Aqui podemos (re)descobrir os valores do campo e a colaborar nas atividades diárias de uma quinta. Desde dar de comer aos animais, ajudar na horta e no pomar, na cozedura do pão, aprender os segredos da compostagem, entre tantas coisas mais. Há uma serie de animais, onde se inclui o simpático Zacarias, um burro que faz as delicias de todos. Podemos também fazer um piquenique e descansar um pouco no Parque das Merendas, junto à nascente do riacho. E o parque da Alfarrobeira é o espaço dedicado à brincadeira, que a pequenada adora. Além disso, temos ainda o Centro de Interpretação, que é um espaço de documentação, com uma sala multiusos que promove exposições temáticas, colóquios, ateliers de  trabalho, jogos e muitas atividades com o acompanhamento de um técnico especializado.
A entrada e participação em atividades da Quinta do Peral tem um valor simbólico de 1.00€ por visitante e pode ser visitado nos seguintes horários:
De 3ª a 6ª feira
De 15 de Junho a 14 de Setembro  -  das 10:00h às 18:00h
De 15 de Setembro a 14 de Junho  -  das 09:00h às 17:00h

Ao sábado
De 1 Abril a 31 Maio  -  das 10:00 h às 13:00h e das 14:00h às 20:00h
De 1 de Junho a 30 de Setembro  -  das 14:00h às 20:00h
De 1 de Outubro a 31 de Março  -  das 10:00h às 18:00h
NOTA: Aproveitem a visita fora do período de 15 de Julho a 15 de Agosto. É que a quinta e os seus habitantes também têm direito a férias.
Se quiserem saber mais pormenores sobre as inúmeras atividades da Quinta do Peral podem consultá-los aqui..

Sem comentários:

Enviar um comentário