quinta-feira, 13 de junho de 2013

Janela para António Zambujo

No próximo dia 22 de Junho, pelas 21.30h no Auditório Municipal de Olhão, podemos ver e ouvir António Zambujo.
 
Confesso que o conhecia mal, mas estive a ouvir algumas músicas e pela pesquisa que fiz, fiquei fã. Gosto muito da melodia da sua voz. O seu timbre é diferente e as letras são muito bonitas. O conjunto da música e voz fazem-me ter a certeza de que quero conhecer melhor este artista e não quero perder a oportunidade de ver este concerto. A mistura de fado, com a musica popular, com os cantares alentejanos, o jazz, bossa nova, a guitarra portuguesa, resultam numa conjugação diferente e muito bela.


 
Quinto é o seu ultimo trabalho discográfico e entrou diretamente para o 2º lugar do top nacional de vendas, depois de ter liderado o top iTunes.
 
Nasceu em Beja em 1975 e cresceu a ouvir os cantares alentejanos. Apaixonado pelo fado, integrou o musical Amália, de Filipe La Féria.
 
Já cantou e encantou um pouco por todo o mundo, mas conquistou definitivamente o público brasileiro, com apoiantes de peso, como sejam Caetano Veloso, Jô Soares, Vanessa da Mata, Roberta Sá, entre outros. Caetano Veloso, escreveu no seu blog "Quero ouvir mais, mais vezes, mais fundo (...) É de arrepiar e fazer chorar".
 
Foi no Brasil que integrou a lista dos  Melhores Concertos Internacionais do Ano, seleção efetuada pela Secção de Cultura do jornal O Globo, lado a lado com músicos como Elton John, entre outros.
 
Do Alentejo para o Mundo. Assim é António Zambujo. Simples, envolvente, único. A sua obra já foi elogiada nos quatros cantos do mundo e, agora podemos também nós ter a oportunidade de conferir tudo o que de bom se fala dele.

Como não podia deixar de ser, deixo aqui uma música. "Flagrante" do álbum Quinto.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário