segunda-feira, 3 de junho de 2013

Santo António

Santo António é o primeiro dos Santos Populares - 13 de Junho. Tenho um carinho especial por este Santo e, como eu, muitas pessoas não só em Portugal como no Brasil, Itália, e um pouco por todo o mundo.
 
Santo António  nasceu em data incerta (entre 1191 e 1195) em Lisboa. Também é conhecido como Santo António de Pádua, porque viveu e morreu na cidade italiana de Pádua a 13 de Junho de 1231. A sua fama de santidade era tanta que foi canonizado passado meses da sua morte, em 30 de Maio. Os seus restos mortais permanecem, desde 1263, na Basílica de Santo António de Pádua, construída em sua memória, logo após a sua canonização.
 
 
Este é conhecido como Santo Casamenteiro. Reza a história que uma jovem muito pobre foi pedir a bênção ao então Frei António, porque não conseguia casar, uma vez que era muito pobre. O frei abençoou-a e pediu que confiasse. Receberia as doações e a solidariedade necessárias para a realização do casamento. Após uns dias, esta recebeu em sua casa, tudo o que precisava e conseguiu assim casar. Esta história correu mundo e foi assim que surgiu a ideia de que Santo António "arranjava" casamentos.

Muitas das figuras e imagens de Santo António representam-no usando o traje dos frades, segurando o Menino Jesus sobre um livro. Isto porque Santo António era muito culto, um verdadeiro intelectual da Idade Média, possuindo o dom da palavra. O menino Jesus ao colo representa uma aparição milagrosa do Menino Jesus a Santo António.

Muitos milagres e muitas histórias estão associadas a este Santo. Santo Padroeiro dos pobres, das coisas perdidas, de tantas coisas mais... Muito festejado e venerado pelo povo, é considerado um dos santos mais amados do Cristianismo. Quem não conhece quadras, orações, sei lá mais o quê, com pedidos a Santo António? Deixo aqui 2 exemplos.


                                   "Santo António! Santo António!
                                   Meu santinho tão querido,
                                   Quero pedir, em segredo,
                                   Que me arranjes um marido" 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário